Workshop Productify

uuw4psob388-david-siglin.jpg

O Espaço D em parceria com o Makerspace da Casa Thomas Jefferson oferecem o workshop:

PRODUCTIFY é uma pequena jornada experimental que busca repensar o produto de uma forma interativa e inovadora. O plano é abordar temas e problemáticas cotidianas através da metodologia do Design Thinking para concatenar o design como ferramenta de solução de problemas utilizando as tecnologias contemporâneas da cultura Maker: como a prototipagem rápida e os sistemas eletrônicos DIY. Essa metodologia permite gerar produtos realmente disruptivos e nesse sentido, novas experiências. Seguindo essa ruptura, surge então, uma busca por outras formas de visualizar esses produtos a fim de apresentar sua nova experiência, o curso investiga também a forma como esses produtos interativos são apresentados.

O curso é pensado como uma pequena porção de "studios" de Design Interativo que Ana Catharina e Lucas De Sordi puderam experienciar em seus (muito distintos) masters na Europa, como de "Wearables" interativeis e Repensando o Som.

Curso para DESIGNERS (no seu sentido mais amplo), ARQUITETOS, ARTISTAS PLÁSTICOS, ESTUDANTES e todos aqueles interessados em criar soluções inovadoras que possam ser traduzidas em experiências.

O curso de 60 horas trabalha a produção de um objeto interativo desde sua concepção até a sua experiência, através do “learn by doing”. Abordaremos os tópicos: DESIGN THINKING, DESIGN DE PRODUTO, TECNOLOGIAS INTERATIVAS (Arduino), PROTOTIPAGEM DIGITAL e VÍDEO CENÁRIO.

CALENDÁRIO:
03 FEV das 18:30 as 21:30 (no Espaço D)
04.e 05 FEV de 09:00 as 18:30 (no Espaço D)
06, 07, 08 e 09 e 10 FEV das 18:30 as 21:30 (Makerspace - Casa Thomas Jefferson)
11.e 12 FEV de 09:00 as 18:30 (no Espaço D)
13 e 14 FEV 18:30 as 21:30 (no Espaço D)

PROGRAMA:

DESIGN THINKING
- O Design como processo
- Desenvolvimento do produto através do Design Thinking
- O produto e a experiência do usuário

DESIGN DE PRODUTO
- Ideação
- Técnicas de representação de ideias
- Prototipagem rápida para validação do produto
- Protótipo final (lapidação da ideia após validação)

TECNOLOGIA INTERATIVA
- Arduino
- Programação básica
- Interação
- Integração com tecnologia
- Fabricação digital (impressão 3D, Lasercut)

VÍDEO EXPERIÊNCIA
- Criação de possíveis cenários de experiência do usuário
- Noções básicas de uso da câmera
- Noções básicas de direção de arte
- Noções de edição
- Orientação sobre apresentação

INVESTIMENTO:
R$ 1.650,00
Desconto de 5% para trasnferência bancária
Vagas limitadas.

INSCRIÇÕES:
https://www.eventbrite.com/e/productify-transformando-ideias-em-produto-tickets-30829429654

LOCAL:
Espaço D - CLS 115 loja 30
Maker Space - Casa Thomas Jefferson - Asa Norte (SGAN 606 – Bloco B)

INFORMAÇÕES:
productify.d@gmail.com

É necessário laptop.
O material será fornecido pelo curso.
Não é necessário conhecimento prévio dos tópicos.

FACILITADORES:

ANA CATHARINA M. MARQUES é Designer de Interação pelo CIID e mestre em arquitetura e urbanismo pela UnB. Atualmente é professora, arquiteta associado ao Estudio Francisco Sarria de Copenhague e consultora na área de Design de Serviço. É também fundadora do novo Espaço D, coworking que promove a cultura do design na cidade. 

LUCAS DE SORDI é arquiteto e mestre em Design Interativo pela IaaC, universidade vinculada ao Fab Lab de Barcelona. Desde 2011 Lucas trabalhou em uma porção de workshops voltados à Fabricação Digital e Design Paramétrico, por exemplo, de móveis em CNC na Escola São Paulo, alguns Visiting Schools da Architecture Association de Londres, e como tutor no grupo de pesquisa sobre estruturas responsivas, Abrigos Sensíveis, da UFRJ, ensinando conteúdos como robótica, movimento e integração físico/digital. 

COLABORADORES:

EDUARDO GOMES sócio e diretor de conteúdo da BdeVaca Filmes, é um dos mais requisitados profissionais de Brasília. Dirigiu elogiados programas de TV para canais como Multishow, MTV Brasil, Nat Geo e HBO. Além de seu trabalho como diretor de conteúdo, o diretor também trabalha com filmes publicitários, atendendo algumas das maiores marcas brasileiras, como Banco do Brasil, Embratur e Caixa Econômica Federal.

LEANDRO CRUZ designer com ênfase em Produto pela UnB. Entusiasta da modelagem e impressão 3D, entre outras tecnologias que orbitam a cultura maker.