CIID no brasil - Workshop de design de serviço

Em 3 dias de curso intensivo a nossa intenção e fornecer habilidades para entender as necessidades dos usuários, criar excelentes conceitos de serviço, comunicar essas muito bem essas ideias, prototipar e testar um serviços com usuários reais.

Este workshop totalmente imersivo inclui seminários, pesquisa de usuários no campo e prototipagem interativa de novas experiências de serviço. Você caminhará equipado com um quite completo de ferramentas para inovação rápida focada no usuário e um certificado da CIID.

Os serviços são constituídos por pontos de contato através de uma ampla gama de canais de aplicativos para dispositivos físicos para dirigir interações humanas , e este workshop te prepara para protitipar rápida e efetivamente por todos eles.


Benefícios

Depois de participar você estará equipado com novas capacidades, habilidades e ferramentas para inovar, tato no seu local de trabalho quanto como impulso para sua carreira através da certificação CIID.

A metodologia do Design de Serviço reduz drasticamente o tempo de entrega e o custo da inovação através da aplicação de pesquisas centradas nas pessoas, desenvolvimento de conceito criativo, prototipagem rápida e testes iterativos.

 

1- Por que fazer Design de Serviço?

Design de Serviço significa desenhar ou projetar a experiência do seu usuário com o produto ou serviço oferecido. No processo, pensa-se em todos os pontos de contato entre serviço/produto e usuário, mas sempre dentro de um contexto atual.  Sendo assim, essa metodologia reduz drasticamente o tempo de entrega e o custo da inovação através da aplicação de pesquisas centradas nas pessoas, desenvolvimento de conceito criativo, prototipagem rápida e testes interativos.

 

2- O que se aprende com o workshop?

Após o workshop o aluno será capaz, por si mesmo, de aprimorar e inovar o serviço que sua empresa oferece. Ele será capaz de pensar, pesquisar e refletir sobre o serviço atual; visualizar novas oportunidades e experiências; ser capaz de pensar soluções para escalar e aprimorar seu serviço além de prototipar e testar a idéia de inovação criada num ambiente real sem que haja uma implementação efetiva do serviço (gasto com implementações de idéias não validadas).

Em resumo, esse curso serve para que as empresas consigam, através da metodologia de design thinking, desenhar produtos, serviços ou experiências que sempre as mantenham atualizadas (inovando) e que possibilitem fidelização dos seus clientes. Além disso, o curso ensina a prototipar e validar ideias e processos.

 

3- Quem é o público alvo?

O público alvo seriam empreendedores, gestores, coordenadores e todos aqueles que trabalham com serviços conectados a experiência do usuários. Serviços em que é necessário garantir uma realização do cliente para que haja fidelidade, escalonamento, entre outros. Entretanto, também é um curso interessantes para estudantes de administração, comunicação e design: visto que no mundo das startups, essas áreas coexistem.


SObre CIID

O CIID (http://ciid.dk/) é um dos institutos de design mais reconhecido no mundo, atualmente. Grande parte dos seus alunos são convidados a trabalharem nas principais empresas de design e estratégia como: GOOGLE, IDEO, FROG, DESIGN, LIVEWORK, LEGO, entre muitas outras. Mas o que ele faz de diferente? O CIID trabalha com a metodologia do "learning by doing", portanto o curso de especialização acontece através de workshops práticos ministrados pelos experts no assunto ao redor do mundo: MIT, Xerox, LiveWork, entre outras (http://ciid.dk/education/visiting-faculty/). Sendo assim, o conhecimento transferido é um conhecimento de experiência e prática transmitido por pessoas de grande autoridade da área. Com isso, o instituto consegue estar sempre atualizado nas temáticas mais atuais sobre: design, tecnologia e negócios. E aqui estãoprojetos que o CIID faz enquanto consultoria de Design de Seviço / Negócios / Experiência: http://ciidconsulting.dk/

 

      "Aplicamos métodos de pesquisa e design centrados nas pessoas para o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades genuínas dos usuários.
Aceleramos o ciclo de desenvolvimento de produtos e serviços, empregando técnicas de pesquisa, prototipagem e co-criação rápidas e ágeis.
Esta abordagem permite que as organizações e os indivíduos imaginem o futuro de forma diferente e fornece-lhes os insights, a visão e as ferramentas para agir."

Conteúdo

1º Dia - Preparar, Pesquisar, Sintetizar

  • Introdução aos princípios de design e design de serviços; serviço de safari no campo para experimentar e mapear um serviço existente como usuário.
  • Introdução aprofundada a diferentes métodos de pesquisa e quando usar o que; preparação para pesquisas de campo.
  • Divisão em pequenos grupos para pesquisa de usuários no campo; realizando guerrilhas e entrevistas em profundidade, co-criação, sombreamento de usuários e observação participativa.
  • Compartilhamento, agrupamento e análise de resultados da pesquisa de campo. Síntese guiada, descoberta

2º Dia - Idealizar, Prototipar, Testar

  • Derivando oportunidades de resultados e insights de pesquisa, mapeamento de viagens de usuários, ideação e desenvolvimento de conceitos.
  • Conceitos e métodos para prototipagem de serviços digitais; primeiro papel e protótipos interativos e testes de campo.
  • Iterando em protótipos adicionando uma camada física; Introdução à prototipagem de papel de pontos de contato físicos; estudos de caso para protótipos de meios mistos.
  • Teste de protótipos de segunda iteração com componentes digitais e físicos, análise de resultados e preparação para iterações finais.

3º Dia - Iterar, Consolidar, Concluir

  • Introdução à prototipagem humana, ao bodystorming e às ferramentas de improvisação; aplicação de prototipagem avançada e métodos de teste; misturando e adaptando diferentes ferramentas.
  • Preparando a terceira e última iteração do protótipo com pontos de contato digitais, físicos e humanos.
  • Testes de campo do protótipo final; coletando os últimos insights.
  • Mais experiência em serviços e iterações; interpretando o feedback dos usuários; refinamento do conceito. Diretrizes para comunicação entre departamentos e obtenção de buy-in.
  • Apresentação em equipe; atribuição de certificados.

Público

Seja você um designer experiente aperfeiçoando o seu serviço ou alguém que vem de um campo diferente e tem interesse na metodologia de design, esse curso é pra você. Participantes de várias áreas e históricos podem se beneficiar nesse workshop de grupo pequeno com instrutores experientes e flexíveis .


Instrutores

Cada oficina é facilitada por uma equipe de dois profissionais de design de serviços experientes através de palestras, exercícios e suporte prático, adaptando-se ao nível de habilidade de cada participante em qualquer lugar. 


Nível

Sem nível. Não é necessário conhecimento prévio.


Material


Data, horário e local

12/03/2018 a 14/03/2018 | das 08:30 as 18:00 | Espaço D