IMAGO

GRAMÁTICA VISUAL: GESTALT

 
imago gramtica visual gestalt curso online imagem design grafico.jpg
“O homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão.”
— Jacob Bronowski

A dimensão da imagem é, de certa forma, um dos valores simbólicos mais presentes na cultura humana. Sua presença em diversos contextos direciona a história como um registro arquetípico das civilizações e suas eras. Como formação, a dimensão da imagem abrange diversas áreas do pensamento humano - arquitetura, artes visuais, cinema, fotografia, design, e até mesmo a música tem na imagem o seu suporte expressivo.

A jornada IMAGO busca compreender a imagem no seu aspecto mais amplo, dos conceitos básicos aos mais profundos, incluindo o seu sentido formal, simbólico e conceitual.

A proposta então é colaborar na formação de indivíduos, tornando-os capazes de ter na escrita visual aspectos estruturais, para uma comunicação simbólica, expressiva e criativa, gerando uma base de conhecimento que amplie os horizontes criativos, estéticos e inovativos, nesta dimensão do saber e fazer.

Daniel Mira fará uma viagem interna e externa nas questões da imagem, por meio de visões teóricas e aplicações práticas, percorrendo a essência da imagem. Como parte integrante de uma série de cursos de Gramática Visual, esse curso indica busca nos conceitos da Gestalt um aprofundamento na leitura e escrita da imagem.

 

O QUE VAMOS APRENDER NESSA EDIÇÃO?

Os princípios da Gestalt, como um estudo dos aspectos psicológicos atribuídos a análise da forma e suas representações estruturais da imagem.
O uso da Gestalt como uma linha da psicologia, atribuída ao estudo da compreensão humana através das suas relações com a forma tem sido, dentro das possíveis análises da gramática visual, um excelente caminho para análises simples e fundamentais para a relação de unidade atribuída à constituição formal e temporal da imagem. Este tipo de estudo tem sido muito usado nos aspectos constitutivos da imagem na arquitetura, fotografia, desenho, pinturas, música e cinema.

Apesar de familiarizados com algumas dinâmicas visuais, o estudo da Gestalt pode nos apontar o pensamento imagético como um conjunto de possibilidades, mais complementares à formação nas linguagens possíveis no campo da imaginação. Caraterizado pela formação dos conjuntos, conceitos como contraste, alinhamento, proximidade, repetição, entre outros, como alguns caminhos de análise da pregnância da forma como uma possível instrumentalização na analise escrita da imagem.

Para que tenhamos o domínio da escrita no âmbito da imagem, seja em que área de expressão for, necessitamos compreender, através das relações de unidade tangibilizadas pela delimitação espacial e/ou temporal. Ou seja, as caracterizações dos elementos que constituem uma imagem, tem como atributo estabelecer uma relação entre eles e sua disposição no espaço-tempo. Para a Gestalt esta distribuição e relação atribuem uma maneira de interpretação da imagem nos seus âmbitos físico, simbólico e ideológico.

Neste curso então veremos a Gestalt como um atributo de unidade, suas possíveis aplicações e proposições formais, simbólicas e conceituais.

O CURSO

Objetivo deste curso é instrumentalizar o criativo com aspectos conscientes da gramática visual, tendo na Gestalt a possível análise mais evidente do comportamento das partes, seu movimento e sua unidade; tornando a escrita imagética mais tangível e coerente com as ideias que queremos expressar.

Este curso é para aqueles que pretendem expressar-se de forma mais consciente na construção de imagens em design visual, fotografia, arquitetura, ilustração, música e artes visuais.

Encontro 1 | Gestalt como compreensão de unidade

  • Introdução a Gestalt como aspecto da gramática visual
  • Unidade e contraste - Aspectos conceituais e simbólicos
  • Aspectos formais
  • Aplicações visuais
  • Porque usar, onde usar e como usar
  • Tarefas práticas

Encontro 2 | Relação das partes com o meio

  • Continuidade e alinhamento - Aspectos conceituais e simbólicos
  • Aspectos formais
  • Aplicações visuais
  • Porque usar, onde usar e como usar
  • Tarefas práticas

Encontro 3 | Encontro do conceito e sua aplicabilidade formal

  • Fechamento e proximidade - Aspectos conceituais e simbólicos
  • Aspectos formais
  • Aplicações visuais
  • Porque usar, onde usar e como usar
  • Tarefas práticas

Encontro 4 | O tempo na leitura escrita da imagem

  • Pregnância da forma e repetição
  • Aspectos formais
  • Aplicações visuais
  • Porque usar, onde usar e como usar
  • Tarefas práticas

INVESTIMENTO

Valor do curso: ̶6̶5̶0̶,̶0̶0̶ ̶r̶e̶a̶i̶s̶

Valor promocional do curso: 3 x 110,00 reais

  • pagamento por transferência ou cartão

  • valor pode ser dividido em até 3x no cartão

  • vagas limitadas

 

CONHEÇA NOSSO INSTRUTOR

Mira - Imago.png

DANIEL MIRA


Doutorando em artes pela Universidade de Brasília, na linha de imagem, visualidade e urbanidade, Mira se expressa pelas linguagens visuais a mais de 20 anos. Está a frente do NOUS comunicação consciente, é presidente do Instituto NOUS, atuando também como professor universitário, coordenador do núcleo de extensão Humanizate e da REDE de produtores de fotografia do Brasil no Centro-Oeste.


Partilha sua criatividade nas áreas e artes visuais, fotografia, curadoria de arte e design visual e é mentor de diversos artistas brasileiros. Trabalhou junto ao governo brasileiro, museus e várias instituições culturais. Em sua carreira artística, participou de mais de 20 exposições nacionais e internacionais exibindo suas obras no Brasil, Nova York, Barcelona e Berlim. Foi vencedor junto com sua mentora Célia Matsunaga do prêmio Clap editorial Barcelona em 2013 com o catálogo "Revendo Reverón" criado para o Museu da Republica de Brasília.

Venha conhecê-lo!