IMAGO

GRAMÁTICA VISUAL: LUZ E COR

 
 
Artboard 14.jpg
O olho deve sua existência à luz. De órgãos animais a ela indiferentes, a luz produz um órgão que se torna seu semelhante. Assim o olho se forma na luz e para a luz, a fim de que a luz interna venha ao encontro da luz externa.
— Goethe, J.W.. Doutrina das cores .

A imagem tem em si o atributo de expressão. O que independente dos sentidos, concilia o que vemos, ouvimos, tocamos, cheiramos ou até mesmo sentimos pelo paladar, com os aspectos sensitivos que participam do fenômeno natural. No contexto da imagem visual e provavelmente sonora, as distinções de luminosidade e cromaticidade são aspectos fundamentais para percepção e escrita expressiva. Tangibilizar ideias e transmitir valores simbólicos a partir da luz e da cor é uma forma muito usual no contexto das artes visuais e musicais. Neste sentido a jornada IMAGO - LUZ e COR busca abarcar a linguagem da luz e da cor no seu aspecto mais amplo, dos conceitos básicos aos mais profundos. Tendo na imagem, um sentido formal, simbólico e conceitual.

A proposta então é colaborar na formação de indivíduos tornando-os capazes de ter na escrita da imagem aspectos estruturais para uma comunicação simbólica expressiva e criativa. Gerando uma base instrucional que amplie os horizontes criativos, estéticos e inovativos nesta dimensão do saber e fazer.

Daniel Mira, fará uma viagem interna e externa nas questões da imagem, por meio de visões teóricas e aplicações práticas percorrendo a essência da luz e das cores. Como parte integrante de uma série de cursos de Gramática Visual esse curso dialogara sobre os aspectos fundamentais da luz e da cor como meio de expressão para as linguagens contemporâneas.

 

O QUE VAMOS APRENDER NESSA EDIÇÃO?

Luz e Cor: A luz e a cor na natureza, história simbólica da luz, a espacialidade da luz e da cor, as narrativas simbólicas da cor nas artes.

O uso expressivo da luz e da cor para comunicação de conceitos, símbolos e formas é muito utilizado por diversos criativos. Porem, suas proposições conceituais e simbólicas nos parecem muito inconscientes. Não fomos ensinados de qual é o valor de um verde, nem por que as comunidades tradicionais se utilizam de diversas cores para expressar elementos simbólicos? ou por que a luz do renascimento era aparentemente uma luz de meio dia? Ou seja, para que tenhamos o domínio da escrita imagética, necessitamos aprofundar a compreensão expressiva de determinados cromatismos e luminosidades.

Neste curso então veremos alguns destes porques e suas relações com a imagem, bem como suas possíveis aplicações, seu uso histórico e seus conceitos mais primordiais.

O CURSO

Este curso é para aqueles que pretendem expressar-se de forma mais conscientes na construção de imagens em artes visuais, design visual, fotografia, arquitetura, ilustração, música e até gastronomia.

Encontros serão presenciais on-line na plataforma ZOOM, duas vez por semana das 19:30 as 21:00 horas. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos. Os alunos receberão em PDF o conteúdo da aula.

Encontro 1 | A luz e a cor na natureza

  • Introdução a expressões da luz e da cor na Natureza
  • Aspectos funcionais e formais
  • Aspectos simbólicos nas culturas tradicionais
  • Aplicações imagéticas possíveis
  • Porque usar, onde usar e como usar.
  • Tarefas práticas.

Encontro 2 | Historia simbólica da Luz

  • Conceito da Luz como emblema temático
  • Aspectos históricos e simbólicos (Do pré- renascimento ao modernismo)
  • Aspectos formais
  • Aplicações visuais
  • Porque usar, onde usar e como usar.
  • Tarefas práticas.

Encontro 3 | A espacialidade da luz e da cor

  • A cor e luz como perspectiva
  • Aspectos históricos e simbólicos (Das gravuras japonesas a James Turrel)
  • Aspectos formais
  • Aplicações visuais
  • Porque usar, onde usar e como usar.
  • Tarefas práticas.

Encontro 4 | As narrativas simbólicas da cor nas artes.

  • Os conceitos da cor como proposição simbólica
  • Aspectos históricos e simbólicos (De Akira Kurosawa a William Eggleston)
  • Aspectos formais
  • Aplicações visuais
  • Porque usar, onde usar e como usar.
  • Tarefas práticas.

ENCONTROS

EM BREVE

INVESTIMENTO

Valor do curso: ̶6̶5̶0̶,̶0̶0̶ ̶r̶e̶a̶i̶s̶

Promoção Black Friday: ̶3̶ ̶x̶ ̶9̶9̶,̶0̶0̶ ̶r̶e̶a̶i̶s̶ (até 30/11)

2º lote promocional: 3 x 110,00 reais

  • pagamento por transferência ou cartão

  • valor pode ser dividido em até 3x no cartão

  • vagas limitadas

CONHEÇA NOSSO INSTRUTOR

Mira - Foto bio.png

DANIEL MIRA

Doutorando em artes pela Universidade de Brasília, na linha de imagem, visualidade e urbanidade, Mira se expressa pelas linguagens visuais a mais de 20 anos. Está a frente do NOUS comunicação consciente, é presidente do Instituto NOUS, atuando também como professor universitário, coordenador do núcleo de extensão Humanizate e da REDE de produtores de fotografia do Brasil no Centro-Oeste.

Partilha sua criatividade nas áreas de artes visuais, fotografia, curadoria de arte e design visual e é mentor de diversos artistas brasileiros. Trabalhou junto ao governo brasileiro, museus e várias instituições culturais. Em sua carreira artística, participou de mais de 20 exposições nacionais e internacionais exibindo suas obras no Brasil, Nova York, Barcelona e Berlim. Foi vencedor junto com sua mentora Célia Matsunaga do prêmio Clap editorial Barcelona em 2013 com o catálogo "Revendo Reverón" criado para o Museu da Republica de Brasília.