In.Deep Business , o primeiro workshop da trilha de cursos In.Deep.

In.Deep Business, o primeiro workshop da trilha de cursos In.Deep.

 

In.deep: uma trilha de cursos para fazer seu negócio evoluir

Como tirar minha ideia do papel? O que é Business Model Canvas, Beachhead Market? Como fazer o design e construir seu produto? Quem é o seu cliente e o que você pode fazer por ele? Se você é um empreendedor, provavelmente já se fez estas e outras perguntas relacionadas ao seu negócio.

 

Pensada para instrumentalizar empreendedores, intraempreendedores e empresários, o In.Deep é uma trilha completa de cursos indispensável para quem quer se adequar ao novo mercado de trabalho. Dividido em cinco módulos, Business, Growth, Service, Research e Productify, o curso aborda as diferentes etapas e desafios de uma empresa.

 

Estratégias de gestão e de marketing, planilhas e um plano de negócios sólido são, muitas vezes, os principais desafios do empreendedor. A falta de metodologias ágeis para elaborar um planejamento estratégico realmente eficaz pode fazer com que startups e empresas promissoras não alcancem seus objetivos.

 

O In.Deep é uma iniciativa pensada por Ana Catharina Marques, designer de interação, arquiteta e fundadora do Espaço D; Karina Canedo, pós-graduada em Comportamento de Consumo e especialista em Marketing Estratégico e Diego Rhoger, fundador e CEO da Academia Gastronômica e GastroBox e consultor gastronômico especializado em Treinamento de Equipes e Marketing.

 

“Sentíamos a necessidade de acessar temas que já são atuais no exterior e que aqui ainda não temos muito contato”, explica Ana Catharina.

 

“A ideia de ser uma trilha de cursos é de que os alunos possam escolher os cursos de maior relevância para o momento que seu negócio está passando”.

 

 

A trilha de aprendizagem do In.Deep é formada por conjuntos integrados de ações que promovem formas diferentes de aprender. “Queremos instrumentalizar e desenvolver competências. Quando o curso é fechado, você não tem escolha do que quer estudar caso já tenha experiência em algumas das áreas”, detalha Ana. “A ideia da trilha é combinar os conhecimentos que o aluno já possui e criar novas ferramentas.”

 

Abordagem mão na massa

 

"Existem várias formas de um negócio dar errado, mas, para ele dar certo, existem alguns requisitos que as empresas mais bem sucedidas preenchem", explica Diego Rhoger, fundador e CEO da Academia Gastronômica e GastroBox. “O In.Deep é uma jornada de cursos imersivos e processos de design e inovação no qual fazemos uma abordagem mais prática do que simplesmente teórica.”

 

A partir de exemplos de cases de sucesso, os alunos aprenderão como usar as ferramentas ensinadas em seus próprios negócios. “Daremos exemplos de empresas e vamos desmembrar as estratégias usadas por elas”, detalha Diego.

 

Da elaboração de uma proposta de valor aos primeiros passos da prototipagem, passando pelos conceitos básicos do Marketing Digital, Design de Serviço e processos criativos, as aulas são dinâmicas e mão na massa. “A ideia é que o aluno saia das aulas executando as metodologias na prática. No curso de Business, por exemplo, os alunos aprendem a montar um planejamento estratégico”, completa Diego Rhoger.

 

A designer Karina Canedo completa: o In.Deep vem com a proposta de trazer o design como ferramenta para acelerar projetos a partir de um olhar inovador — seja uma empresa ou um projeto pessoal. À frente dos módulos Service e Research, Canedo explica que a ideia de seus workshops é que o participante se aprofunde em métodos de design de pesquisa. “O aluno experimentará ferramentas de pesquisa qualitativa, uma etnografia do design”, detalha.

 

“As empresas buscam inovação porque o jeito que tem sido feito não está mais funcionando”, opina Karina Canedo. “Outro motivo é ter um espaço no mercado. Para isso, é preciso ter relevância.”

 

Mas como o design pode ajudar um negócio a evoluir? “O Design Thinking propõe que você tenha um espaço onde identifica uma possibilidade real de relevância para quem é impactado pelo seu serviço”, explica Karina Canedo. “A gente começa o processo pensando nas pessoas. Não adianta definir ofertas olhando do ponto de vista de empresário. Por isso, convidamos o empresário a olhar para o cliente dele e desenvolver novas ferramentas para impactar quem realmente importa”.


 

Quem faz o In.Deep

 

Ana Catharina Marques, especialista em Design de Interação pelo Copenhagen Institute of Interaction Design - CIID. Mestre em Teoria e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG.

 

Karina Canedo, pós-graduada em Comportamento de Consumo, especialista em Marketing Estratégico e experiente nas áreas de Design de Negócios, Estudos de Mercado e Análises de Tendências.

 

Diego Rhoger, fundador e CEO da Academia Gastronômica e GastroBox. Chef de Cozinha e Restauranteur. Consultor Gastronômico especializado em Treinamento de Equipes e Marketing.

 

 

 

Se interessou? As inscrições para o In.Deep Business já estão abertas!