Oficina de Design Especulativo

O design especulativo é uma área do design que vai além da resolução problemas, buscando provocar discussões, abrir possibilidades e materializar visões múltiplas de futuro. Seu grande potencial criativo vem contribuindo para debates políticos e poéticos, além de ampliar as possibilidades de atuação dos designer’s no mercado de trabalho.

Na oficina, vamos introduzir os princípios básicos do design especulativo, através de uma breve revisão de conceitos principais e de estudos de casos concretos. Após a introdução, é hora de colocar a mão na massa! Os participantes pensarão mundos imaginários e terão o desafio de criar e materializar objetos encontrados nesses mundos. A oficina termina com um ensaio fotográfico dos objetos criados e com a apresentação da narrativa imaginada por cada participante através do seu projeto. Todos os participantes receberão certificado e um kit de materiais exclusivos para ajudar em suas especulações futuras.

A oficina tem carga horária total de 10h,e acontecerá no dia 28 de Setembro de 2019. Ela é conduzida pelos instrutores Henrique Eira e Isabella Brandalise, e é indicada para estudantes e profissionais das áreas de design, arquitetura, comunicação e afins, em qualquer ponto de suas carreiras.


conteúdo

teo (3).jpg

Design especulativo: Definição, história, conceitos principais.
Abordagem do design especulativo em relação ao modelo tradicional de design.
Aplicações para situações práticas e de mercado.
Espectro de futuros: prováveis, plausíveis, possíveis, preferíveis e imaginários.
Exemplos e estudos de caso.
Introdução a ferramentas de design especulativo.
Criação de mundos imaginários.
Projeto final: Construção e apresentação de objeto especulativo.
Princípios básicos de fotografia e narrativa.


instrutores

 

Henrique Eira é designer gráfico formado pela Universidade de Brasília e mestre em design gráfico pela California Institute of the Arts. Seu trabalho navega temas como design e poética, tipografia e sistemas editoriais, linguagens vernaculares e processos experimentais. Foi um dos sócios-fundadores do Estúdio Marujo, onde trabalhou entre 2012 e 2014 e hoje atua como professor, pesquisador e designer gráfico freelancer.

Isabella Brandalise é uma designer interessada em sistemas complexos, emergentes e colaborativos, tais como espaços urbanos, narrativas coletivas e imaginação pública. Mestre em Design Transdisciplinar pela Parsons School of Design – The New School e em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília (UnB), atua como professora na UnB e designer no laboratório de governo MindLab.

Juntos, Henrique e Isabella ministram desde 2016 a disciplina ’Patadesign: Design de exceção, interfaces imaginárias e artefatos absurdos para o curso de Design da UnB, em que abordam ferramentas de design especulativo e conceitos da ’Patafísica para orientar projetos provocativos em formato livre.


DATA,HORÁRIO e
LOCAL

28 de Setembro de 2019
De 08:30 às 18h
Espaço D - CLS 115, Bloco A, Loja 30 - Asa Sul


Dúvidas e Informações

email: contato@espaco-d.com