essencial:

Uma imersão Prática em DESIGN THINKING

curso design thinking brasilia peq.jpg
 

O design thinking

imagem de Rodrigo Caires em Midium sobre definição de Design Tinking por Tim Brown

imagem de Rodrigo Caires em Midium sobre definição de Design Tinking por Tim Brown

 

O Workshop

curso design thinking brasilia 4.jpg

O Design Thinking se tornou a melhor abordagem para a inovação em todos os setores. O pensamento de design, como pode ser traduzido o processo, é uma abordagem de solução de problema que considera, simultaneamente: técnica e questões humanas. Sempre que nos deparamos com questões, nossos cérebro inicia um processo de pensamento para o planejamento, teste e validação de uma solução. Assim, o pensamento de design é uma ação natural, de todos nós, mas que se transformou em abordagem e possui princípios e ferramentas que direcionam a jornada desse processo de solução.

“O Design Thinking converte necessidade em demanda.” (Tim Brown)

 

Neste curso prático você será guiado por todo o processo do Design Thinking, desde a compreensão de um problema até a descoberta da necessidade de criar uma solução para resolvê-lo, seja um processo, um serviço, um produto ou um aplicativo. Você sairá com um kit de ferramentas completo para inovações centradas no ser humano.

Durante 12 horas, você fará pesquisas, criará insights e protótipos e testará soluções. Ao longo do caminho, você aprenderá ferramentas práticas para levar de volta ao seu trabalho, incluindo métodos de pesquisa, abordagens de síntese, mapeamento de jornada do usuário, criação rápida de ideias e técnicas de prototipagem de experiência.

Ao final você estará pronto para aplicar esse conhecimento e se tornar um embaixador de mudanças rápidas e com grande valor humano.

O formato in company possibilita a formatação do processo de Design Thinking com foco na disciplina de Design de Serviço para a singularidade de cada empresa. Isso significa que a instituição pode apresentar um tema (até mesmo uma dor ou uma questão) para ser tratado durante o curso pelo Design de Serviço. Dessa maneira, os alunos irão conhecer o processo e suas ferramentas e já aplicá-los a casos concretos.


Para quem?

curso design thinking brasilia 1.jpg
 

Conteúdo

curso design thinking brasilia 3.jpg
 

Cronograma

 

Quem estará a frente desse curso?

curso design thinking brasilia Ana Catharina.jpg

Entusiastas e profissionais de marketing, de recursos humanos, de usabilidade, de desenvolvimento, gestores, designers, arquitetos e startups de todos os tipos. O curso é adequado para equipes de projetos multidisciplinares que trabalham em prol de um objetivo comum.

Este é um curso introdutório focado em processos práticos de design em sua totalidade, mas nós damos as boas-vindas a designers de qualquer área que desejam se tornar mais centrados no ser humano e holísticos em sua abordagem. Devido ao pequeno tamanho do curso, podemos dar muita atenção individual e apoio a todos os participantes e ter tempo para aprofundar quando necessário.

 

Ao longo do curso, apresentaremos ferramentas e técnicas rápidas e eficazes. Nosso foco está nas ênfase das técnicas de inovação prática, aplicadas através da aprendizagem por meio da prática.

Compreensão do problema:

Entrevistas, dicas e técnicas para pesquisa de campo, modelos e estruturas para obter insights profundos do usuário, síntese da pesquisa e mapeamento de jornada do usuário identificando pontos problemáticos.

Explorando Geração de insights:

Técnicas para depurar dados e informações complexas em insights acionáveis, identificar oportunidades, ferramentas para gerar grandes quantidades de idéias e refiná-las.

Teste, Mapeamento de conceitos:

Ferramentas para desenvolver idéias, co-criação envolvendo o usuário diretamente no processo de design, técnicas para criar e testar protótipos imersivos, diretrizes para iteração e níveis ideais de fidelidade para testes rápidos em campo.

 

Segue abaixo uma sugestão de cronograma que pode ser alterado de acordo com a necessidade da instituição.

Dia 1 - Preparação e Pesquisa

Manhã: Introdução ao Design Thinking; ferramentas e técnicas de pesquisa de campo. Para casa: Pesquisa de campo na cidade.

Dia 2 - Síntese e Conceitos

Manhã: download de pesquisa; mapeamento de jornada do usuário Análise e insights, oportunidades.

Tarde: Ideação, desenvolvimento de conceito, prototipagem. PAra Casa: Testes.

Dia 3 - testes e entregas

Tarde: Apresentar resultados dos teste e iteração. Introdução ao design thinking em seu ambiente de trabalho; apresentações em equipe.

Ana Catharina M. Marques é Designer Interativo pelo CIID e possui mestrado em crítica da arquitetura e do urbanismo pela FAU-UnB. É professora e instrutora no CIID do Professional Programme. Possui experiencia nas áreas de design de interação, design de serviços, desenvolvimento de cenários, pesquisa e design centradas no ser humano, entre outros assuntos relacionados a novos processos de design como catalisadores da inovação. Ela liderou e facilitou processos criativos e de inovação em organizações como Velux, Microsoft, Intel, Volvo, Analivery, Collectar, Atena, entre outras. É mentora do FI em Brasília. Também é cofundadora do Espaço D e parceira do estúdio dinamarquês de design Francisco Sarria.